sexta-feira, 15 de abril de 2011

Este ano, em Salvaterra, por falta de festeiros, não se cumprirá a tradição do bodo.
Teremos à mesma a procissão, mas e depois?

Depois, segundo alguns conterrâneos, vai cada um para suas casas almoçar com as famílias…

Pois, eu proponho outra coisa: porque não irmos todos à procissão e depois cada um vai buscar o seu farnel, o qual o Sr Padre não se importará de benzer à mesma, e almoçamos no recinto do bodo, fazendo a festa à nossa maneira? Faríamos um enorme piquenique, e o mais importante: estaríamos todos juntos em pleno convívio.

Para mim não significa assim tanto este convívio, pois não sou filha “directa” da terra; mas para meus pais e outras pessoas da mesma faixa etária, tem um enorme significado reverem-se e poderem conviver. É o encontrar amigos que só se vêem uma vez por ano, amigos de infância, amigos de traquinices partilhadas e vidas sofridas. É o recordar de histórias felizes ou amargas… Com certeza, N. Sra. da Consolação ficaria bem contente por ver que seus filhos continuam juntos, e não dispersos pela vila.

Por isso, que se continue com a tradição é o que é preciso, ainda que um bocadinho modificada…

Uma Páscoa Feliz a todos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma santa Páscoa com tudo de bom.
Beijinhos
ana

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Oi, Cristina. Sumida!!! Bem, eu sou a favor das tradições, rincipalmente nas fetas religiosas, culturais. Beijos

João Celorico disse...

É sempre um gosto vê-la passar "lá por casa".
Espero que nos encontremos nesta Páscoa pois que, apesar da "Festa" se ter envergonhado, eu resolvi dar uma passagem pela minha terra. Quero ver se tiro algumas "teias de aranha" que me andam a incomodar. Tenho que ver "in loco" para me certificar de muita coisa que tenho "descoberto" mas que não tenho certezas. Aproveito para, se tal for possível, falar com alguns "entendidos" ou que se julgam como tal. Talvez ganhemos todos.
Termino com votos de Santa e Feliz Páscoa, com saúde e amor junto dos seus!

Abraço,
João Celorico