terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Até o "homem" vai perder o "h"...

Ontem à noite, enquanto fazia os tpc’s de Português, meu filho contou-me a novidade:
- Sabes, mãe? A professora disse que para o ano, “homem” vai perder o “h”.
- O quê??? – exclamei eu, incrédula.
- Pois é, para o ano quem escrever “homem” com “h”, a professora vai contar como erro…
- Não posso crer! – exclamei eu, ainda mais incrédula…
- É verdade sim! – diz ele.
- Então podes dizer à tua professora o seguinte, mas dizes mesmo: “ olhe professora, a minha mãe mandou dizer que lá em casa, homem sem “h” NÃO ENTRA”…

Este meu relato quase parece anedota, mas aconteceu mesmo.
Antes fosse anedota, era sinal que o acordo ortográfico não tinha sido inventado.
E isto vem mesmo a propósito da Resolução do Conselho de Ministros nº 8/2011, publicada hoje em Diário de República.
Como podem eles aqui defender a língua portuguesa, e aplicarem um acordo que se o Camões fosse vivo, perdia o outro olho.
Começam então por dizer: “A língua portuguesa é um elemento essencial do património cultural português. A protecção, a valorização e o ensino da língua portuguesa, bem como a sua defesa e promoção da difusão internacional, são tarefas fundamentais do Estado, consagradas na Constituição…”
(…)
Depois de muita “palha”, acabam por determinar que o acordo entre em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2012, e que seja já aplicado nos manuais escolares para o ano lectivo 2011/2012.
E sem mais palavras me retiro, informando os prezados leitores, que neste blog, acordo ortográfico TAMBÉM NÃO ENTRA…

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiga nem mais nem menos,comigo também não pega.Tive eu uma(s) excelente(s) profesora(s) de Português a fazer(em) um esforço enorme para que seus alunos fossem exemplares,e agora isto?
É que nem sei como vai ser,depois de tantos anos a escrever correcto!!!
Beijo e vamos mas é pensar em coisas mais importantes não é?
Ana Bernardo