sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Antiguidade perdida no tempo...

Geralmente, ninguém da minha família costuma ir a Salvaterra durante o Inverno. Só que este ano, a velhinha casa de família teve habitantes por muitas semanas. Como o frio é muito, tiveram de recorrer à pilha de lenha que há anos, se encontra guardada no curral. Ainda vem do tempo de meus avós. Todos os dias a fazer uso da braseira, claro que a pilha de lenha foi diminuindo. E às tantas, no meio da lenha, aparece um estranho objecto que ninguém consegue identificar.
Também ele feito de madeira, bem esculpido, mas muito maltratado pelo tempo, não fazemos ideia do que seja, ou para que tenha servido. Tem duas argolas de lado, e em cima uma saliência que tem no meio um buraquinho; sinal que teve ali alguma coisa espetada, não sei…
Só sei que me intriga, por não saber o que é.
Se por acaso alguém souber, agradeço a informação.
Bem haja!

2 comentários:

João Celorico disse...

Olá, Cristina!
Ora aqui está a Cristina também intrigada com os "mistérios" que aparecem em Salvaterra. Esse estranho objecto é... não sei! No entanto, dá-me ideia de ser em madeira e um pouco pesado, por isso as 2 argolas. No centro da parte superior parece ter uma concavidade e que essa concavidade terá um furo central. Não terá tido ninguém na família que fosse caldeireiro? O fundo dos caldeiros podia ser aí enformado! Talvez, aí na terra, haja quem conheça tão estranho apetrecho.
Se descobrir, conte à gente...

Abraço,
João Celorico

Cristina disse...

Olá amigo João,
Por momentos ainda pensei que me fosse dizer o que é.
De facto é de madeira, mas não é pesado. É aliás bem leve pois apesar de parecer grande na foto, só tem 20 cm de altura.
Meu pai acha que é uma miniatura de algum objecto antigo. Diz ele que, antigamente os pastores tinham muito o costume de quando iam com as ovelhas, e ficavam todo o dia pelos campos, entretinham-se a esculpir objectos em madeira.
E eu vou pela teoria dele, pois realmente, parece uma miniatura de algo; agora de quê, não sei.
Quem sabe não servisse mesmo para enformar caldeiros? Não faço ideia.
Tenho de passar um dia numa loja de antiguidades, pode ser que lá, alguém saiba o que é…
Obrigada pelo seu palpite.