sábado, 26 de novembro de 2011

Os caminhos desta vida...

Aqui estou eu, em mais uma encruzilhada da vida, vivendo o que não esperava, e passando pelo que não contava…
Por que estrada devo seguir? Não vejo luz em nenhuma das opções…
Como seria bom, como alguém já disse, se pudéssemos contar com alguma sinalização pelos caminhos. Mas pensando bem, ela talvez até exista, nós é que não quisemos ver os sinais…
Passámos os avisos de “cuidado” a cem à hora, os avisos de “interdição”quebrámo-los todos, nos semáforos vermelhos ainda afrouxámos no decurso do amarelo, mas acabámos por passar, e tanto andámos, tantos erros cometemos, que acabámos por ser mesmo obrigados a parar no “Stop”.
Parar para reflectir: que jornada é esta que tenho feito? Existirá alguma ponte que me leve para outra margem? Uma margem mais calma, onde possa encontrar paz. Paz para a minha vida, que é o que mais preciso neste momento: paz de espírito e de coração.
Voltar atrás é impossível, pois o caminho acabou de ser cortado, num momento chamado Passado.
Para os lados também não é solução, porque talvez fosse encontrar os mesmos erros, em novos acontecimentos.
Olho para a frente e custa-me dar o primeiro passo. Se ao menos tivesse um GPS onde pudesse marcar como destino a felicidade, aí sairia a correr, mesmo não sabendo onde a estrada me iria levar. Mas não tenho GPS, e não vislumbro sinais nesta imensa encruzilhada.
Poderiam dizer-me: deixa-te guiar pelo coração. Mas desta vez não; é por causa dele que aqui me encontro…
Desta vez, por mais que custe, a cabeça terá de falar mais alto, porque até hoje sempre me provou que ela tinha sempre razão, e tu estúpido coração, que te iludes e ousas sonhar, acabas sempre por sair magoado…
Arrependida não estou, e não adianta mais chorar pelo que aconteceu e está a acontecer. Não são as lágrimas que trazem a solução, apesar de nelas encontrar algum alívio. Quando a tristeza é demasiada, quando a dor cá dentro é tão forte que quase nem conseguimos respirar, são as lágrimas que nos aliviam. E olhando para trás, vejo que a estrada por mim percorrida tem muitas lágrimas derramadas, demasiadas até. Preciso de lindos dias de Sol que evaporem tanta “água”…
E hoje foi um deles. Nesta linda tarde de Sábado, passeando à beira-mar, onde por incrível que pareça, nem uma brisa corre e o Sol nos aquece, vejo muitas das lágrimas dissiparem-se no ar.
Com uma dor imensa, pelos acontecimentos, pela distância e pelo silêncio marcada, olho o mar mais além da rebentação, e admiro a calmaria em que ele se transforma até o horizonte. Também a vida é assim. Passamos por zonas de rebentação, onde quem conseguir “surfar” passará mais depressa, para chegar à calmaria. É preciso é não nos deixarmos afogar, em toda a espuma que não nos deixa ver o caminho.
Ainda que um tsunami esteja prestes a mudar a minha vida e o seu rumo, não posso deixar-me afogar.
Olhando o horizonte, em que o mar se une ao céu, peço a Deus que me dê um sinal, de que, o que quer que me espera, eu consiga ultrapassar.

E aí, pouco tempo depois, eis o sinal: um lindíssimo pôr-do-Sol que nos maravilha e deixa sem palavras.

E por momentos, sinto-me revigorada, penso em todas as coisas boas que tenho e chego à conclusão: quando uma jornada termina, é porque Deus quer que iniciemos outra. E por mais incerto que seja o futuro, é para a frente que devemos caminhar. Mesmo que tropecemos nalgumas pedras do caminho, há que conseguir levantarmo-nos. Haja saúde para o fazer.
Olhando este céu repleto de esperança, penso que o segredo está em sermos felizes com aquilo que temos e deixarmos de aspirar aquilo que não podemos ter...
Uma boa viagem a todos, nesta acidentada, mas ao mesmo tempo, bela estrada que é a vida…
E como dizia Raul Solnado : “façam o favor de ser felizes!”, que eu, vou tentar sê-lo também…
P.S.: obrigada Ana! Obrigada pela sua amizade sincera, por me ouvir tanta vez, mesmo já tendo problemas de sobra, e por estar sempre lá para mim, quando mais preciso.
Obrigada pela companhia neste belo passeio à beira-mar.
Por vezes vale mais uma amizade sincera que um amor, é que a amizade, essa, pode durar para sempre…

8 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Cristina. Li seu texto com muito cuidado e acho que entendo o que sente, mas o que nos conforta é que você recomeçou. Acima de tudo fé em Deus e nas suas forças. Não se preocupe demasiadamente que estrad tomar, a estrada a gente conhece perfazendo-a. Só não deixe de tentar nunca. Beijos.

Cristina disse...

Obrigada pelo seu apoio Carlos,
A vida é assim, ou melhor: as pessoas são assim; de vez em quando pregam-nos partidas.
Só Deus sabe o que estou a passar, mas com a ajuda Dele, hei-de conseguir. Afinal, tenho alguém que precisa muito de mim: meu filho. E por ele, tudo vale a pena, até mesmo recomeçar...
Obrigada!
Uma vida cheia de luz para si...

Anónimo disse...

A Amizade como Auxiliar da Virtude

A maioria dos homens, na sua injustiça, para não dizer na sua imprudência, quer possuir amigos tais como eles próprios não seriam. Exigem o que não têm. O que é justo é que, primeiro, sejamos homens de bem e em seguida procuremos o que nos pareça sê-lo. Só entre homens virtuosos se pode estabelecer esta conveniência em amizade, sobre a qual insisto há muito tempo. Unidos pela benevolência, guiar-se-ão nas paixões a que se escravizam os outros homens. Amarão a justiça e a equidade. Estarão sempre prontos a tudo empreender uns pelos outros, e não se exigirão reciprocamente nada que não seja honesto e legítimo. Enfim, terão uns para os outros, não somente deferências e ternuras, mas, também, respeito. Eliminar o respeito da amizade é podar-lhe o seu mais belo ornamento.
É pois erro funesto crer que a amizade abre via livre às paixões e a todos os géneros de desordens. A natureza deu-nos a amizade, não como cumplice do vício, mas como auxiliar da virtude.

A fim de que a virtude, que, sozinha, não poderia chegar ao ápice, pudesse atingi-lo com o auxílio e o apoio de tal companhia. Aqueles para quem esta aliança existe, existiu ou existirá, deverão vê-la como a melhor e a mais feliz que se possa fazer para atingir o soberano bem.
É, digo, numa tal sociedade que se encontram todos os bens desejáveis, a honestidade, a glória, a tranquilidade e a alegria da alma, todos os bens, em uma palavra, que tornam a vida feliz, e sem a qual ela não poderia sê-lo. Se quisermos esta felicidade suprema, apliquemo-nos à virtude, sem a qual não poderíamos adquirir nem a amizade, nem um outro objeto dos nossos desejos. Os que a negligenciam, e que todavia imaginam ter amigos, reconhecerão afinal o seu erro, quando nas horas adversas forem forçados a experimentá-los.

Assim, não será demais insistir, é preciso conhecer antes de amar e não amar antes de conhecer. A negligência, funesta em tantas circunstâncias, é-o sobretudo na escolha e no comércio dos amigos. As reflexões vêm sempre mui tardiamente e, como diz o antigo provérbio, o que está feito, feito está. Ligue-se de qualquer maneira, seja por um comércio diário, seja mesmo por serviços, e depois, repentinamente, à menor ofensa, a amizade quebra-se a meio do caminho.

Marcus Cícero, in 'Diálogo sobre a Amizade'

Amigos não precisam de agradecimento,está-se lá e pronto.
FORÇA CORAGEM,E NUNCA DEIXES DE ACREDITAR,TENTAR E NÃO FECHARES O CORAÇÃO.
Beijo
Ana

Cristina disse...

Obrigada por tudo, minha querida amiga Ana.
Felizes os que têm pelo menos um amigo de verdade.
Bem haja!
Beijinhos

João Celorico disse...

Olá, Cristina!

Só hoje por aqui passei e, boa amiga, estou um pouco sem jeito para que lhe diga algo que possa ajudá-la. Para o problema, que a aflige, penso não haver apenas uma solução. Bem pelo contrário, soluções há muitas, só que, infelizmente, ninguém sabe qual a melhor e aí é que reside o maior problema. A dificuldade está na escolha acertada e não sei se alguém se poderá gabar de a ter alguma vez descoberto!
Posto isto, o que lhe posso é manifestar a minha solidariedade e dizer que louvo a sua coragem de pôr, no papel, tudo o que a atormenta. Isto, porque, lhe deve ter doído fazê-lo mas, depois de feito, a deve dalgum modo ter aliviado. Não posso estar mais de acordo consigo quando escreve que “o segredo está em sermos felizes com aquilo que temos” mas deixar de aspirar a mais alguma coisa, não nos ficará mal. A questão, é termos a noção do limite até onde podemos ir, claro, sem nos deixarmos enganar pelos nossos próprios pensamentos e querermos aquilo que não podemos ter, apesar de acharmos merecê-lo!
A Vida é feita disto, só que nós, por vezes esquecemos o que toda a gente parece ver!
Assim, só lhe posso desejar ainda, e apesar de tudo, as maiores felicidades que decerto um dia virão se, como até aqui, continuar a pôr todo o seu empenho e amor no “fruto” que ainda tem que ajudar a criar.
Felicidades e o abraço amigo,

João Celorico

BlueShell disse...

Em 1º lugar te agradeço tua presença no Blue! Ainda não tinh vindo porque me foi totalmente impossível.
!- li e reli o teu texto, me comovi...e condordo com grande parte do que dizes. (não sei, nem imagino quais são os teus problemas, mas entendo perfeitamente como é esse sentir que aqui tão bem transmites.
A mensagem de esperança e de Fé é importante. A vida é assim mesmo!
Olha...poucas pessoas sabem...
Em julho de 2010 foi diagnosticado um cancro coloretal ao meu marido. Ficámos atordoados. Eu questionei Deua, me revoltei...me questionei a mim? Qual seria o meu próximo passo? Como fazer para ajudar o meu marido.Repara...quando se tem uma constipação...a gente dá um leitinho com mel...e a coisa passa. mas nesta situação...nem que eu fizesse o "pino" nada havia que eu pudesse fazer.
Mas Deus me inpirou, me foi dando sinais na Hora certa, e sobretudo me deu FORÇAS para não desanimar e continuar a dar-lhe Esperança. Claro que a intervenção da medicina foi determinante mas o "papel desempenhado por Deus" em nossas vidas fou o motor impulsionador quee nos permite que "HOJE" estejamos juntos.
Pelo caminho houve muita lágrima, muito medo (ainda há, pois estas doenças são traiçoeiras)...houve muito desalento...
Resistimos a isso e nosso casamento saiu mais reforçado, nossa relação ainda mais sólida!
importante é ter Fé...e continuar jornada.
Deixo-te o meu carinho e o meu mail, se precisares desabafar:
isablmartins61@gmail.com

BlueShell

Cristina disse...

Olá amigo João,
Desde já agradeço as palavras sempre amistosas e encorajadoras.
Penso que nada melhor que o tempo para nos trazer respostas, e mesmo assim, há-de chegar o dia em que olhamos para trás e pensamos: “será que fiz a escolha certa?”; “se calhar, se tivesse enveredado por outro caminho, talvez hoje as coisas fossem diferentes…”
Mas a vida é mesmo assim: somos hoje fruto das decisões tomadas no passado, e cabe-nos hoje definir o futuro.
Quanto a pôr no papel, tudo o que me atormenta, tem toda a razão. É uma forma de alívio e de ver as coisas com mais clareza. Nem imagina a quantidade de folhas que tenho escritas. Daria já para fazer um livro, só que não interessaria a ninguém, uma vez serem apenas desabafos…
Agradeço os votos de felicidades e retribuo-lhe em dobro.
Que a sua jornada seja plena de Luz e sem grandes encruzilhadas.
Bem haja!
Cristina.

Cristina disse...

Olá BlueShell,
Os meus problemas não são nada quando comparados com o que você e seu marido passaram. Ainda bem que tudo correu bem, e que Deus permita que fiquem juntos por muitos e longos anos, com muita saúde.
Por vezes a vida depara-nos com situações, que nem nós sabemos onde vamos arranjar forças para as ultrapassar. Por vezes, até nos surpreendemos connosco, pois afinal, somos mais fortes do que pensávamos. E ainda bem, quando assim acontece.
É mesmo como diz: há que ter fé e esperança.
Obrigada pelo seu carinho e amizade.
Bem haja!
Felicidades a ambos!