segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

“Viagem ao centro de minha terra..."

“Viagem ao centro de minha terra” estreou na passada Sexta-feira, na RTP 1, por volta das 21 horas.
A viagem começou no Concelho de Idanha-a-Nova, e devo dizer-vos que este é um dos programas que vale a pena ver. Apesar de ter achado que muito tinha ficado por dizer e mostrar, principalmente muitas freguesias por revelar (incluindo Salvaterra, claro), mesmo assim, adorei este programa que nos revela muitas verdades escondidas no interior “perdido” do nosso país…
Começámos por subir acima ao castelo, onde lá ao longe se vê Espanha; dêmos um abraço a Monsanto e o coração à Idanha…
Com o Sr António Santos, visitámos o castelo de Idanha, construído no último quartel do século XII, pela Ordem dos Templários. Do cimo do castelo temos uma bela panorâmica por toda a campina de Idanha. Disse o Sr António, que nestas terras tudo se dá: laranjas, pêssegos, etc… Pena que esteja tão mal aproveitada.
Daí fomos para Alcafozes, onde ficámos a conhecer a Íris Abas, uma senhora adorável de 52 anos, natural da Suiça, que fala com os seus animais com um carinho especial.
Sempre acompanhada da sua burrica, ela fez questão de mencionar que ao comprar, preferiu uma burra, pois está bem ciente da extinção deste animal, que sempre foi o meio de transporte dos locais…
Em Idanha ela concretizou o seu sonho que era poder comprar um terreno para poder ter cabras, galinhas, um cavalo… Criou os três filhos no campo e ensinou-os a viver. Dizia ela: “fundamentalmente vivendo é que tu sabes sobreviver, porque antigamente não havia muita escola, e hoje em dia dizem que éramos ignorantes na altura, mas não. Éramos é muito mais inteligentes que as crianças de hoje, ao aprendermos desde pequeninos por ex., a acender o lume, a ordenhar uma cabra, entre outras coisas… Aprendiamos desde pequeninos o que era a vida…”
Íris deixou-nos entrar em sua casa. Mostrou-nos a picota, um sistema de contrapeso árabe muito antigo, que serve para tirar a água do poço.
Ela cultiva favas, alfaces, batatas, cenouras, alhos, etc… Bebe leite da cabra e faz os seus próprios queijos; enfim, sobrevive do que cultiva e faz.
De Alcafozes fomos a Penha Garcia, o paraíso da escalada de muitos adeptos.
Vimos os antigos moinhos do Geoparque, e com o Sr Domingos Rodrigues (que tive o prazer de conhecer no Verão passado) entrámos num deles e vimos como funciona a moagem do trigo ou centeio. No interior destas simples “casinhas” e moinhos espalhados pelo Geoparque, encontram-se autênticas testemunhas vivas de um passado distante, e como é importante preservar o nosso património…
Fizemos a rota dos fósseis, tendo Penha Garcia sido reconhecida pela UNESCO, pelo vasto espólio de fósseis encontrados e preservados.
De volta à Idanha entrámos no Solar do Marquês da Graciosa, de 1458, onde vive uma família de descendentes com 3 filhos, nada entediados pela vida no campo.
Assistimos à Procissão dos Passos e à Encomendação das Almas, que se celebra na Quaresma.
Um chefe de cozinha que trabalha num hotel nas Termas e vive em Idanha, deixou o seu testemunho de que aquilo que sonhou para os seus 50 anos, está a consegui-lo aos 30, com a qualidade de vida que tem e que conseguiu dar aos filhos…
Visitámos e vimos como funciona a Central Eléctrica da barragem Marechal Carmona, em Idanha…
Subimos ao posto de vigia dos bombeiros voluntários de Idanha…
Fomos à aldeia mais portuguesa de Portugal: Monsanto…
Em Proença-a-Velha, o Sr José Relvas, um artesão, curtidor de peles, mostrou-nos como se faz um adufe.
De volta a Alcafozes subimos ao campanário da igreja com o Ti Domingos, o guarda da torre sineira. Este velhinho adorável, que começou a tocar o sino ainda em criança, contou-nos emocionado as suas histórias, e lamentou-se que “hoje em dia, esta canalha já ninguém se interessa, ninguém quer estes serviços…”
Nas Termas de Monfortinho demos uma volta de bicicleta e sentimos o aroma do poejo à beira rio, e o rosmaninho nos campos…
Um programa que nos mostrou que as pessoas do campo têm muito melhor qualidade de vida que aqueles que vivem nas cidades. Nestas terras, onde todos se conhecem e entre ajudam, e não lhes falta nada…
Quanto a vocês não sei, mas eu não vou perder o 2º episódio…

6 comentários:

LUZ disse...

Olá boa noite, adorava poder ver o episódio 1, que não tive oportunidade de ver, será que poderia no youtube? Depois do texto que escreveu, fico ainda com mais curiosidade, também adoro aquelas terras.

obrigada
Maria da Luz

Cristina disse...

Olá Maria da Luz,

É de facto um dos programas que vale a pena ver, mas infelizmente não tenho maneira de o colocar no Youtube.
Para ficar com uma ideia pode ir a este endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=8In2rAcpYME

Felicidades!

LUZ disse...

Boa noite Cristina, obrigada por ter respondido. Já pedi na página da produção no facebook para passarem de novo. Vamos esperar. Bom ano para si.

Cristina disse...

Olá Maria da Luz,
Também já deixei na página deste programa no facebook, a minha opinião…
É que muito ficou por dizer e mostrar do Concelho de Idanha-a-Nova…
Um Bom Ano também para si!
Obrigada!

João Celorico disse...

Olá, Cristina!

Se ainda vier a tempo, aqui deixo dois endereços:

http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=28075&e_id=1&c_id=1&dif=tv&hora=21:00&dia=06-01-2012



https://www.facebook.com/viagemaocentrodaminhaterra


Abraço,
João Celorico

Cristina disse...

Olá João,
O amigo vem sempre a tempo.
Obrigada pelos sites, já dá para ter uma ideia do programa, quem não assistiu ao mesmo.
Bem haja!