terça-feira, 10 de agosto de 2010

“Chegou ao seu destino…” Parte III

Já com as malas feitas, fomos a Ceclavin, pois o gasóleo de “nuestros hermanos” é bem mais em conta. Nota-se logo a diferença das estradas quando se passa a fronteira.
Seguimos então para o Ladoeiro, onde decorria o último dia do festival da melancia.
Exposição e venda de melancias, doces de melancia, gelado de melancia, sumos naturais de melancia, caipirinha de melancia; é a verdadeira festa da melancia...
Organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o festival da melancia destina-se a promover um dos melhores produtos agrícolas da região.
Os agricultores da região dizem que não há melancia como a do Ladoeiro, cujo segredo do sucesso assenta “na boa terra, boa água e estrume”.
A sementeira começa em Abril e a chegada da festa de S. João é sinal de que está pronta a consumir.
Nas bancas havia duas variedades de doce de melancia: uma de cor vermelha e outra de cor branca, que despertava mais curiosidade. A de cor vermelha é confeccionada com a polpa, sendo um doce tradicional, com açúcar e pau de canela. A de cor branca é feita da parte branca da casca, e leva mais condimentos porque não tem doce.
A caipirinha de melancia é feita com o sumo, vodka, limão e açúcar amarelo.
O gelado de melancia era vendido em duas variantes: uma com miolo de melancia triturada e outra com adição de leite condensado e ripas de chocolate.
Para além de melancias havia outros expositores com produtos tradicionais e regionais, desde o mel, aos queijos e enchidos, os adufes, as bonecas feitas de pano, os têxteis, etc… Tudo confeccionado pelas mãos hábeis dos artesãos locais…
Tudo isto animado por espectáculos de música e jogos tradicionais.
O Tiago teve oportunidade de assistir ao vivo, ao seu primeiro leilão: “quem dá mais, quem dá mais por este belo leitãozinho?” Entre alguns grunhidos, alguém o levou por €60,00.
“E estes 3 casais de marrecos, acabadinhos de vir de lua-de-mel, quem dá mais, quem dá mais?” Também se venderam por €55,00.
O início do concurso das melancias esculpidas estava marcado para as 18 horas. Ainda esperámos muito tempo, mas como fazia tanto calor, adiaram a exposição para as 19:30h e mantiveram as melancias bem guardadas em arcas frigoríficas.
Como a essa hora já se fazia muito tarde para nós, que ainda tínhamos de percorrer tantos kms até Lisboa, com muita pena, metemo-nos ao caminho, com a esperança de quem sabe para o ano?
Pelo que acabámos por não saber qual foi a melancia mais pesada e que escultura ganhou…Mas para o ano haverá mais, se Deus quiser…


3 comentários:

Anónimo disse...

Bemmmm Amiga,bela descrição a do nosso fim de semana,que gostei muito.Só uma coisa ainda ando eu a magicar!!! sabes o quê? O que teria acontecido se eu fizesse o que o polícia sugeriu??
Dá que pensar;estaria ele á caça da multa?? sugeriu mesmo com a intenção de não andarmos muito mais? simplesmente para ajudar?
Olha valeu mais ir pelo seguro,pois como diz o ditado ele morreu de velho!!!!
Beijinhos
Ana Bernardo

Anónimo disse...

Cris deixa que publico esta notícia sobre castelo Branco.

O semanário Reconquista, de Castelo Branco, conquistou um prémio internacional atribuído pela Associação Mundial de Jornais e de Editores de Notícias no concurso de 2010, o qual será entregue em São Francisco, nos Estados Unidos da América, em Novembro.

A conquista do prémio foi anunciada quarta-feira em Paris e na cidade alemã de Darmstadt, tendo sido distinguidos projectos de 17 jornais de diversos países.

O projecto do Reconquista recebeu uma menção especial do júri na categoria de Jornais e Educação, atribuída também ao jornal australiano The Age.

Segundo o júri, o projecto desenvolvido no distrito de Castelo Branco, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), “é o princípio de uma abordagem excelente e multifacetada, com potencial de ajudar os cidadãos do século XXI no desenvolvimento de capacidades de literacia crítica na análise de mensagens média, mas também no sentido de serem capazes de produzir as suas próprias mensagens”.

A Associação Mundial de Jornais e de Editores de Noticias representa 18 mil publicações e três mil empresas jornalísticas sediadas em 120 países.

Para a investigadora responsável pelo projecto, Helena Menezes, “este prémio é importante para o país, mas também para a região, e mostra que é possível desenvolver bons projectos fora dos grandes centros”.

O apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia “foi fundamental, a que se juntou um esforço financeiro considerável por parte do Reconquista”, acrescentou.

O projecto Educação para os Média no Distrito de Castelo Branco teve início em Outubro de 2007, com o desenvolvimento de recursos tecnológicos e pedagógicos a disponibilizar às escolas da região. Foi desenvolvido um DVD para apoiar professores e alunos na produção de jornais escolares, além de ter sido criado um sítio internet, uma plataforma de produção de jornais escolares online e um manual de apoio.

Estes recursos foram disponibilizados a 24 escolas ou agrupamentos de escolas da região, onde iniciaram o projecto cerca de 50 professores e mais de 600 alunos.

O jornal Reconquista imprimiu quase 100 mil exemplares de jornais escolares, além de edições de suplementos com notícias acerca do projecto e outras produzidas por alunos.

F@bio Roch@ disse...

Passeando pela net, encontrei o seu blog...muito intensa sua descrição...é bem dos por menores mesmo, muito bom!!...Já estou lhe seguindo,tê-la como minha seguidora, seria uma honra!!
ABRAÇO...